Registros Históricos da Estaca,
os fatos à medida em que acontecem
Cadeiras de rodas são entregues
20.12.2011
BRUNO GOMES http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1085725
Mais de 50% das 1.100 pessoas que esperavam pela cadeira de rodas, em Fortaleza, foram atendidas pelo Programa Ajuda Humanitária
A doação da instituição religiosa beneficiou 628 pessoas que, há mais de três anos, aguardavam pelo equipamento
Na noite de ontem, na Praça Luiza Távora (Ceart), mãos se juntaram para ajudar aqueles que têm pés, mas não conseguem andar. O ato, que faz parte do Programa Mundial de Ajuda Humanitária da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, beneficiou 628 fortalezenses que, há cerca de cinco anos, esperavam pela ação do poder público.
Os beneficiados foram identificados com a ajuda do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará (Cedef) e da Coordenadoria de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência - Ceará Acessível, após contato feito por líderes da Igreja com o Governo.
Foram doados cinco modelos diferentes de cadeiras de rodas. Os equipamentos atendem crianças a adultos. "É uma alegria muito grande poder compartilhar um pouco do que aprendemos com o Evangelho. Temos certeza de que proporcionamos um bom momento para essas pessoas neste mês de dezembro, mês do aniversário do salvador Jesus Cristo", destaca Henrique Simplício, um dos presidentes da Igreja em Fortaleza.
Presente de Natal
Para a atleta Marciana Teixeira de Souza, 27, a cadeira de rodas foi o melhor presente que poderia ganhar neste Natal. Ela nunca andou sem a ajuda das muletas, pois, com apenas oito meses de nascida, foi vítima de paralisia infantil. "A cadeira que eu tinha era emprestada porque nunca tive condições de comprar uma", afirma.
A aposentada Alaíde Aquino Pereira, 51, também foi beneficiada e parabenizou a ação da instituição religiosa. No entanto, lamentou o fato de existir muitas pessoas esperando há tanto tempo. "Eu, por exemplo, estava aguardando desde 2007. A doação da Igreja foi muito importante, mas a cadeira de rodas é um direito nosso que deve ser garantido pelos governantes", diz a aposentada.
Demanda
De acordo com Isabel Pontes, coordenadora especial do programa Ceará Acessível, cerca de 1.100 fortalezenses aguardavam por uma cadeira de rodas. Agora, com a doação de 628, mais de 50% da demanda foi atendida. A escolha de cada beneficiado foi feita com base no tempo de espera.
Entre 2004 e 2001, o programa de Ajuda Humanitária da instituição religiosa já doou aproximadamente 550 mil cadeiras de rodas em todo o mundo. Mais de 78 países foram atendidos, como Argentina, África, Rússia, México e Estados Unidos.
PROTAGONISTA Esperança por uma vida com mais diversão
"Gostei muito, é bem aconchegante e confortável. Agora, vou poder passear na Beira-Mar e também ir ao shopping com a minha mãe. Com o andador, eu ficava muito cansado". PAULO VITOR FREITAS Estudante
Uma Reunião Sacramental memorável Ala Tauape
11 de Setembro de 2011
No dia 11 de setembro de 2011, em Fortaleza-Ceará realizou-se uma sacramental com propósito voltado para a obra missionária.
A iniciativa partiu do Líder da Missão da ala Tauape, em Fortaleza-Ceará, Hélvio Henrique C. Pereira, que inspiradamente, apresentou um programa completo para tal realização, no que foi integralmente apoiado pelo Bispo Geová Conrado de Oliveira e que envolveu todas as organizações da ala e quase a totalidade dos membros.
Todos aceitaram o desafio de apresentar uma relação de famílias, familiares, amigos e de irmãos e irmãs menos ativos com todas as informações como endereço, telefones, nome dos integrantes das famílias, para os quais seriam confeccionados convites personalizados para essa reunião especial e estes seriam entregues em suas residências; O comitê de organização ficaria responsável em notificar os membros sobre o andamento da entrega dos convites, afim de que os membros pudessem contatar seus convidados e confirmar a presença deles e então, da mesma forma o mesmo seria feito pelo comitê de organização.
A providência surtiu o efeito desejado e os convidados ficaram lisonjeados e valorizados com a organização e preocupação do comitê e dos membros (Famílias Amigas), com a confirmação e desejo do comparecimento deles na citada reunião. Foram feitos mais de 90 convites e mais de 100 visitantes compareceram neste dia.
A reunião foi esmeradamente preparada em todos os seus detalhes e contou com a presença do coral da Estaca Fortaleza dirigido pelo irmão Moroni Rodriguez de Caldas, que elevou a espiritualidade e encantou a todos os presentes com hinos escolhidos apropriadamente para o evento, hinos cujas letras traziam mensagens que enfatizavam e reafirmavam tudo que já havia sido dito pelos oradores, fazendo assim com que a mensagem do plano de salvação pudesse tocar profundo nas mentes e corações de todos os presentes.
A reunião foi presidida pelo Elder David Garcia Fernandes, Setenta de Área, que proferiu a última mensagem e fez um desafio a todos os visitantes para receberem mais informações através das mensagens dos missionários, como também, pudessem ler, ponderar e orar sobre a veracidade do Livro de Mórmon, para assim adquirirem seu próprio testemunho e seguir esse caminho e então terem direito às ordenanças sagradas de possuírem uma família eterna.
Testemunhos tocantes foram prestados e a nítida presença do Espírito fez com que os visitantes se emocionassem, alegrassem e sentissem a necessidade de pertencer ao reino de Deus restaurado na terra.
O evento contou com o apoio irrestrito da Presidência da Estaca na pessoa do 1º conselheiro Glauber Ferreira Cintra e todos os membros do Sumo-Conselho, como também da Missão Brasil Fortaleza, muito bem representada por mais de 17 missionários que vieram para dar apoio, identificar e orientar os visitantes. Este dia de visitação gerou inúmeros contatos e foram colhidas mais de 80 referências de famílias.
Ao final da reunião foi realizada uma recepção na quadra de esportes com o objetivo de fazer a entrega de um kit missionário, contendo Livro de Mórmon, revistas A Liahona, DVD e etc... Este momento foi vital para esse evento, pois, os missionários e as famílias anfitriãs tiveram um tempo muito especial com seus convidados para colherem as impressões deles sobre as reuniões que participaram na Igreja.
Os convidados permaneceram por mais de uma hora na recepção, inquirindo curiosamente os membros que os convidaram. A felicidade e gratidão por terem sido convidados para esse dia de visitação foi notória e estava estampada nos rostos e reafirmada nas palavras de agradecimento de cada um dos visitantes, que ao se despedirem demonstraram claramente uma explosão de satisfação causada pelo que viram, ouviram e sentiram nessa reunião sacramental memorável.
Podemos dizer que milagres aconteceram nesse dia; membros menos ativos reafirmaram à liderança da ala o desejo de retornarem, se tornarem ativos e participantes; como também muitos dos visitantes neste momento manifestaram o desejo de aprender mais através da visita dos missionários e alguns visitantes até mesmo expuseram o desejo de se filiar a Igreja na ocasião, pois, sua busca pela igreja verdadeira de Jesus Cristo havia encerrado naquela tarde de domingo.
Essa atividade inspirada trouxe a todos nós, membros e líderes, um grande fortalecimento espiritual, bem como o enaltecimento do testemunho de que, quando fazemos a nossa parte, o nosso Pai Celestial ouve, responde e atende nossas orações.
Dessa forma o Senhor nos mostrou uma maneira de divulgar o evangelho para todas as pessoas e em especial às famílias completas e tivemos a oportunidade de contar com a presença de 20 chefes de família que, por vezes, se sentem desmotivados em buscar a verdade e somente estão afastados dela por não saberem onde encontrá-la.
Um total de 225 pessoas compareceram a esta reunião.
Luau da Sociedade de Socorro
16 de Setembro de 2011
Decoração sugestiva de uma festa tropical, mesa de frutas variadas e uma lua minguante ainda quase cheia dando um charme todo especial ao cenário de mais um luau realizado pela Sociedade de Socorro da Estaca. Os casais chegaram um pouco tímidos no princípio mas, a medida que entravam no clima do ambiente, todos relaxaram, brincaram, dançaram, colocaram a conversa em dia. Os casais de casados, noivos e namorados tiveram um ótimo momento juntos, fortalecendo seus laços de amor e amizade. Foi servido um buffet de carne e frango e o tempo passou rápido demais. Ninguém queria voltar e lamentaram que durou tão pouco, já aguardando uma próxima oportunidade de realizar atividade semelhante. O conselho do profeta de ter uma noite por semana reservado para o companheiro ou companheira nunca foi tão fácil e agradável de ser cumprido. Apesar da distância do local, localizado no município de Aquiraz, no Porto das Dunas, mais de uma centena de pessoas compareceu. O clima da praia, com os fortes ventos de setembro, colaborou ainda mais para o sucesso do evento.
Conferência da Estaca
22 de Agosto de 2011
Realizada mais uma conferência da Estaca, sob a direção do Presidente Simplício.
Projeto Mãos que Ajudam
08 de Abril de 2011
A comunidade foi avisada da ocorrência do projeto e muitos moradores foram beneficiados com o trabalho voluntário
Irmão Ivo Freitas Cavalcante, membro do sumo-conselho e Diretor de Assuntos Públicos da Estaca, cirurgião, prestou assistência média à população
Capela da Aldeota será desapropriada para construção do metrô
08 de Abril de 2011
Decreto do governo do Estado do Ceará declara área de utilidade pública parte do terreno ocupado pela capela da Ala Aldeota, a primeira edificada na cidade de Fortaleza.
O decreto Nº 30487, de 08/04/2011, prevê a construção de nova linha do metrô de Fortaleza e uma das estações será exatamente na quadra onde situa-se a capela. Não há, no momento, previsão de quando se dará a desapropriação.
De acordo com o decreto, só serão preservadas as áreas da quadra e do estacionamento. Será uma pena para os membros perderem edifício tão simbólico, onde tantos eventos históricos para nossa cidade tiveram lugar. No entanto, a lei estabelece a prioridade de uso para o bem público e deverá ser integralmente obedecida.
A Presidência da Estaca, atenta, já busca alternativas para a construção de uma nova capela, tão logo quanto possível.
Em amarelo, a área que será desapropriada
DECRETO Nº30.487, de 08 de abril de 2011 DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA PARA FINS DE DESAPROPRIAÇÃO, AS ÁREAS DE TERRA QUE INDICA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ no uso das atribuições que lhe confere o art.88, incisos IV e VI, da Constituição Estadual e com fundamento no artigo 5º, letra “j” do Decreto-Lei Federal nº3.365, de 21 de junho de 1941, com as alterações da Lei Federal nº2.786, de 21 de maio de 1956, e da Lei Federal nº6.602, de 07 de dezembro de 1978; CONSIDERANDO o disposto no Convênio celebrado em 25 denovebro de 2005, entre a nião Federal, o Estado do Ceará, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU e a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos - METROFOR, o qual fixa os direitos e obrigações das partes Convenentes no processo de Implantação do Trem Metropolitano de Fortaleza, Linha Leste; CONSIDERANDO, que as Estações e Poços de Ventilação da Linha Leste, constantes do Projeto do Metrô de Fortaleza, tiveram a dita implantação antecipada para atender a Copa do Mundo de 2014; CONSIDERANDO que para a construção das Estações e Poços de Ventilação se faz necessária a desapropriação de mais faixas de terras no trecho onde os mesmos se situarão, para a total conclusão do empreendimento, denominado Metrô de Fortaleza. DECRETA
Art.1º - Ficam declarados de Utilidade Pública, para fins de desapropriação, incluindo suas benfeitorias e servidões, os imóveis urbanos, situados no Município de Fortaleza, no Estado do Ceará, titulados a diversos particulares, com área total a ser desapropriada de 61.800,16m2 de acordo com os croquis das respectivas áreas, constantes dos Anexos a este Decreto ... ÁREA 05 – Compreende uma área de terra localizada na cidade de Fortaleza, destinada a implantação da Estação Luísa Távora, delimitada pela Avenida Santos Dumont, entre as Ruas Barão de Aracati e Carlos Vasconcelos, com a seguinte descrição: Poligonal 01: Partindo-se do vértice P-08.001, na Rua Barão de Aracati, percorre-se 76,47 metros na di r e ç ão N/NE, com de f l exão de 89041’18” , até encontrarmos o vértice P-08.002. Partindo-se de P-08.002, com deflexão de 91013’58” a direita, e percorrendo 1,20metros, encontramos o vértice P-08.003. Partindo-se de P-08.003, com deflexão de 1044’20” a direita, e percorrendo 34,38 metros, encontramos o vértice P-08.004. Partindose de P-08.004, com deflexão de 91044’08” a direita, e percorrendo 32,43m, encont r amos o vértice P-08.005. Partindo-se de P-08.005, com deflexão de 900 a direita, e percorrendo 111,18 encontramos o vértice P-08.006. Partindo-se de P-08.006, com deflexão de 89025’51” a direita, e percorrendo 35,85metros encontramos o vértice P-08.001, fechando assim a poligonal com uma área de 3.835,13 m2 e um perímetro de 291,51 m, confinando-se a SUL pela Avenida Santos Dumont, a LESTE pela Rua Carlos Vasconcelos e a OESTE pela Rua Barão de Aracati. Poligonal 02: Partindo-se do vértice P-08.007, na Avenida Santos Dumont, percorre-se 9,04 metros na direção SO, com deflexão de 900, até encontrarmos o vértice P-08.008. Partindo-se de P-08.008, com deflexão de 900a direita, e percorrendo 39,66 metros, encontramos o vértice P-08.009. Partindo-se de P-08.009, com deflexão de 900 a direita, e percorrendo 9,04 metros, encontramos o vértice P-08.010. Partindo-se de P-08.010, com deflexão de 90 a direita, e percorrendo 39,66m, encontramos o vértice P-08.007, fechando assim a poligonal com uma área de 358,44m2 e um perímetro de 97,40m, confinando-se ao NORTE pela Avenida Santos Dumont, a OESTE pela Rua Rua Barão de Aracati e a SUL e LESTE por edificações remanescentes. Conforme croqui nº 05 anexo. |